PÁGINA INICIAL
  Bate-Papo
  Jogos Online
  NOTÍCIAS DE CAPA
  O MUNDO
  BRASIL
  POLÍTICA
  CRESCIMENTO PESSOAL
  MEIO AMBIENTE
  BONS NEGÓCIOS
  CIDADE
  NOSSA GENTE
  CULTURA
  FOTOS DE SERRA TALHADA
  ESTUDANTES NA REDE
  CÂMARA DOS DEPUTADOS
  TRADUTOR DE LÍNGUAS
  LISTA TELEFÔNICA
  FALE CONOSCO
  LOGIN
  WEBMAIL
          SITES ÚTEIS
Genealogia Pernambucana
Site Política para Políticos
Site Gramsci
Jornal do Comércio
Concursos Públicos
Site Jurídico.com
Site Jornal Digital
Site Correio da Cidadania
Site Carta Capital
Site Caros Amigos
Site Futbrasil.com
História de Serra Talhada
Site da IstoÉ
Site Veja Online
Site O Dia
Estatística do site
Casa da Cultura Serra Talhada
Busca de CEP
Trabalhos Escolares
Rádio Cultura FM
Rádio Lider do Vale FM
Rádio Vilabela FM
Rádio Serra Talhada FM
Rádio Nova Gospel
Rádio A Voz do Sertão
JOÃO PEREIRA DOS SANTOS

Por: Deputado INOCÊNCIO OLIVEIRA
JOÃO SANTOS é o segundo maior empresário do país no setor de cimento
O SR. INOCÊNCIO OLIVEIRA (PFL/PE pronuncia o seguinte discurso.) – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados: Quero associar-me, daqui desta tribuna, e com muito entusiasmo, à homenagem que a Assembléia Legislativa de Pernambuco deverá prestar ao meu conterrâneo de Serra Talhada, o empresário JOÃO PEREIRA DOS SANTOS, com a outorga da “Medalha Joaquim Nabuco”, que é a principal comenda daquele Poder, concedida, anualmente, a uma só personalidade, inclusive já fui outorgado com a insigne homenagem. A indicação partiu do Deputado Estadual Sebastião Rufino e, considero-a muito justa e uma feliz lembrança para destacar um dos mais capazes e qualificados empresários do país, hoje com 96 anos de idade e, ainda, surpreendentemente à frente das suas empresas, com uma presença diária no seu gabinete de trabalho, ao lado dos filhos Fernando Santos e José Bernardino Pereira dos Santos.
JOÃO SANTOS é o segundo maior empresário do país no setor de cimento e, nesse campo, sempre fugiu à sedução de vender as empresas a grupos multinacionais, mantendo-as sob controle e partilhando a administração com os seus filhos. Seus negócios se estendem a outros setores: agropecuário (é um dos grandes plantadores de bambu no Nordeste do país), sucroalcooleiro, cimento, comunicação (rádio, jornal e TV), aviação, papel e celulose. Sua trajetória é a de um batalhador incansável, desde quando deixou Vila Bela (mais tarde, Serra Talhada), minha terra natal, para viver em Alagoas, onde começou a trabalhar nas empresas de Delmiro Gouveia, em Pedra. Trabalhava e estudava, tendo concluído o curso de ciências econômicas e contábeis.
Depois de diplomado, entrou na firma Adriano Ferreira & Cia., como contador. Mais tarde, foi promovido a Chefe de Escritório, Diretor da Empresa e, finalmente, tornou-se sócio do empreendimento.
Com 26 anos, JOÃO SANTOS comprou a sua primeira usina de açúcar, a Usina Sant’ana de Aguiar. Mas, foi com a Usina Santa Tereza, em Goiana, Pernambuco, que JOÃO SANTOS consolidou a sua posição no mercado de açúcar.
Na atualidade, seus empreendimentos estão no Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Sergipe e Espírito Santo, empregando cerca de 10 mil pessoas. Novas fábricas de cimento do grupo estão sendo implantadas na Bahia e no Pará.
Nenhuma melhor maneira de homenagear JOÃO SANTOS do que fazer conhecer a sua vida e as suas ações, sempre revestidas de um sentido marcadamente solidário nas comunidades onde operam suas fábricas e empresas.
Pode-se dizer que, até chegar a essa idade – 96 anos, em plena lucidez – JOÃO SANTOS usou toda a extensão do seu talento e da sua capacidade mental.
Ele sempre teve, como empresário, o sentido da ação; e para ele viver continua sendo agir, lema que é válido ainda hoje quando seu grupo empresarial contempla novos empreendimentos.
Quero transmitir minhas congratulações, Senhor Presidente, à Assembléia Legislativa do Estado de Pernambuco, por essa tão oportuna e importante iniciativa, que proclama as virtudes e qualidades de um empresário a quem Pernambuco e o Brasil muito devem pelas oportunidades de emprego abertas pelas suas fábricas em 9 estados da federação e pela criação de novos pólos de desenvolvimento econômico.
Muito obrigado!
Sala das Sessões, em 10 de março de 2004.

Deputado INOCÊNCIO OLIVEIRA
© Copyright  Mário Olímpio 2003-2014
INDEXBrasil - Serviços de Internet.
Todos os direitos reservados, permitida a cópia de
conteúdos, desde que divulgada a fonte.
e-mail:redacao@serratalhada.net