PÁGINA INICIAL
  Bate-Papo
  Jogos Online
  NOTÍCIAS DE CAPA
  O MUNDO
  BRASIL
  POLÍTICA
  CRESCIMENTO PESSOAL
  MEIO AMBIENTE
  BONS NEGÓCIOS
  CIDADE
  NOSSA GENTE
  CULTURA
  FOTOS DE SERRA TALHADA
  ESTUDANTES NA REDE
  CÂMARA DOS DEPUTADOS
  TRADUTOR DE LÍNGUAS
  LISTA TELEFÔNICA
  FALE CONOSCO
  LOGIN
  WEBMAIL
          SITES ÚTEIS
Genealogia Pernambucana
Site Política para Políticos
Site Gramsci
Jornal do Comércio
Concursos Públicos
Site Jurídico.com
Site Jornal Digital
Site Correio da Cidadania
Site Carta Capital
Site Caros Amigos
Site Futbrasil.com
História de Serra Talhada
Site da IstoÉ
Site Veja Online
Site O Dia
Estatística do site
Casa da Cultura Serra Talhada
Busca de CEP
Trabalhos Escolares
Rádio Cultura FM
Rádio Lider do Vale FM
Rádio Vilabela FM
Rádio Serra Talhada FM
Rádio Nova Gospel
Rádio A Voz do Sertão
PARABÉNS MARCO MACIEL

Por: Felipe Dornellas
Desejamos que esta data represente não apenas mais um ano de vida, e sim, a continuidade de uma forte existência.

Amigos(as),

Nesta semana, 21 de julho, nós podemos nos orgulhar por termos comemorado mais um ano de vida do Advogado e professor de Direito Internacional na Universidade Católica de Pernambuco, que foi vice-presidente da República, por duas vezes; presidente da Câmara dos Deputados; ministro da Educação; ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República; deputado estadual; governador de Pernambuco; e atualmente exerce seu terceiro mandato de senador pelo PFL/PE - Partido da Frente Liberal.

Marco Antônio de Oliveira Maciel, ou apenas Marco Maciel, é membro da Academia Pernambucana de Letras e da Academia Brasileira de Ciências Políticas, tem quatro livros publicados, além de plaquetes com discursos e palestras versando especialmente sobre educação, cultura e questões institucionais, tendo sido eleito em 18.12.2003 e recebido como novo membro da Cadeira 39 da Academia Brasileira de Letras - ABL em 03.05.2004.

Desejamos que esta data represente não apenas mais um ano de vida, e sim, a continuidade de uma forte existência.

No seu discurso de posse na ABL, o acadêmico, ressaltou que não tem a pretensão de chegar ao extremo de considerar como intervenção divina o fato de haver sido pernambucano o primeiro ocupante da cadeira que tem como patrono o historiador Francisco Adolfo de Varnhagen. Nem tampouco igualmente ousou comparar-se ao também insigne historiador Manoel de Oliveira Lima. Como bem disse Marco Maciel, nosso ufanismo é muito antigo, surgido no século XVII com a expulsão dos holandeses, numa guerra planejada e realizada inteiramente à revelia da coroa portuguesa, disposta a negociar o Nordeste brasileiro.

Este discurso de posse na Academia Brasileira de Letras, proferido pelo ilustre aniversariante, é uma verdadeira aula de cultura geral, digno do atual ocupante da Cadeira 39, cadeira esta que desvela-se uma estirpe de homens públicos.

Como bem frisou o acadêmico Marcos Vilaça no discurso de recepção ao acadêmico Marco Maciel: "Eis uma pessoa... não podia defini-lo melhor já que se move e fala constantemente. É monstruosamente alto e magro... um ar cavaleiresco de D. Quixote, qualquer coisa de apostólico... sempre transbordante de vida e sempre a contar histórias interessantes..." Dá pra pensar ser um desenho de Marco Maciel, mas não é. Trata-se de Bernard Shaw, visto por Bertold Brecht.

Depois de Brecht, Mario Vargas Llosa principia A guerra do fim do mundo, a saga de Canudos, com esta frase: "O homem era alto e tão magro que parecia sempre de perfil".

Não parece Marco Maciel? (indaga Marcos Vilaça)

É que Marco Maciel é magro como relíquia de sacrário. Magro e Alto.

O novo acadêmico chega à Academia Brasileira de Letras, alto e magro, mas não de perfil. Entra de frente, sob o pálio de valores fundamentais à convivência naquela Casa: brasilidade, serviços à cultura, produção intelectual, honradez irretocável, grande vida de político, conclui Marcos Vilaça.

No seu discurso realizado no senado federal, falou Marco Maciel: "Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, tenho, por isso, a convicção de que juntos, independentemente de filiação partidária ou representação regional, não nos faltará uma "provisão de sol interior" para continuar a construir uma Nação democrática, desenvolvida e, sobretudo, atenta às aspirações de pão e espírito, liberdade, justiça e paz.

Como disse João Cabral de Melo Neto:

Sei que traçar no papel
é mais fácil que na vida.
Sei que o mundo jamais é
a página pura e passiva.
O mundo não é uma folha
de papel, receptiva.

Concluo com o poeta pernambucano:
Mas o sol me deu a idéia
de um mundo claro algum dia."


Caros(as) amigos(as), aproveito a oportunidade por ocasião do aniversário do Senador Marco Antônio de Oliveira Maciel, pra dizer da tamanha admiração que temos por termos em nossos quadros este grande homem público, que é o eminente senador . Como podemos observar nas citações acima, pessoa da mais ilibada conduta na vida pública e pessoal, portanto meus(minhas) amigos(as), parabenizamos por esta data o Ilustre Senador Marco Maciel , desejando-lhe muitas felicidades!

Nós que fazemos o PFL Jovem temos muito orgulho em podermos nos espelhar neste exemplo de homem público e estadista que muito enriquece este país.

Meus sinceros votos de PARABÉNS!

Felipe Dornellas
Presidente do PFL Jovem do Recife/PE
Presidente da Comissão Jurídica do PFL Jovem Nacional
Monitor da Escola Nacional de Política da FGV/ITN
Recife - Pernambuco - Brasil
(5581) 9151.8952
(5581) 3421.5187
felipedornellas@hotlink.com.br
© Copyright  Mário Olímpio 2003-2014
INDEXBrasil - Serviços de Internet.
Todos os direitos reservados, permitida a cópia de
conteúdos, desde que divulgada a fonte.
e-mail:redacao@serratalhada.net