PÁGINA INICIAL
  Bate-Papo
  Jogos Online
  NOTÍCIAS DE CAPA
  O MUNDO
  BRASIL
  POLÍTICA
  CRESCIMENTO PESSOAL
  MEIO AMBIENTE
  BONS NEGÓCIOS
  CIDADE
  NOSSA GENTE
  CULTURA
  FOTOS DE SERRA TALHADA
  ESTUDANTES NA REDE
  CÂMARA DOS DEPUTADOS
  TRADUTOR DE LÍNGUAS
  LISTA TELEFÔNICA
  FALE CONOSCO
  LOGIN
  WEBMAIL
          SITES ÚTEIS
Genealogia Pernambucana
Site Política para Políticos
Site Gramsci
Jornal do Comércio
Concursos Públicos
Site Jurídico.com
Site Jornal Digital
Site Correio da Cidadania
Site Carta Capital
Site Caros Amigos
Site Futbrasil.com
História de Serra Talhada
Site da IstoÉ
Site Veja Online
Site O Dia
Estatística do site
Casa da Cultura Serra Talhada
Busca de CEP
Trabalhos Escolares
Rádio Cultura FM
Rádio Lider do Vale FM
Rádio Vilabela FM
Rádio Serra Talhada FM
Rádio Nova Gospel
Rádio A Voz do Sertão
GRUPO DE XAXADO MANOEL MARTINS

Por: Tarcisio Rodrigues
Durante muitos anos o GRUPO DE XAXADO MANOEL MARTINS, foi o único responsável pela divulgação da dança de guerra dos cangaceiros.
GRUPO DE XAXADO
MANOEL MARTINS


Herdeiro direto do grupo criado por MANOEL MARTINS, o grupo que hoje leva seu nome é a continuidade do “Grupo Folclórico Teatral “Lampião e o Cangaço no Nordeste”. Após a morte do seu fundador, os integrantes do grupo ficaram desnorteados, órfãos do seu mestre criador, carregando cada um dentro de si a vontade de continuar o belo trabalho iniciado com tanto esforço e sacrifício, no entanto, temiam pela responsabilidade que pesaria sobre seus ombros.
Entra em cena então MARIA RITA, filha de Manoel Martins, professora e artista plástica, figura conceituada na cidade e ligada diretamente ao movimento cultural.
Assume o “Grupo Folclórico” deixado pelo pai, uma herança que sabia ser importante, e mesmo tendo consciência de todas as dificuldades que teria de atravessar, tomou para si a responsabilidade, remontou o grupo, ampliou até, e como primeira providência mudou sua denominação, passando a chamar-se “GRUPO DE XAXADO MANOEL MARTINS”, uma homenagem mais que justa àquele que iniciou tudo.
Durante muitos anos o GRUPO DE XAXADO MANOEL MARTINS, foi o único responsável pela divulgação da dança de guerra dos cangaceiros. Representante inconteste da cultura serra-talhadense, o grupo divulgou em todo nordeste o que de melhor o município possuía como atrativo turístico cultural.
A importância do GRUPO DE XAXADO MANOEL MARTINS é reconhecida por todos que se dedicam ao movimento cultural da cidade, o trabalho iniciado por ele é a fonte onde todos os outros bebem.
Apesar de todos os percalços, o grupo continua forte cumprindo seu papel, levando adiante a filosofia do seu criador: MANOEL MARTINS, de divulgar a dança folclórica criada pelo bando de Lampião.
Convidados freqüentemente para apresentações em todos os estados do nordeste, o GRUPO DE XAXADO MANOEL MARTINS, hoje é dirigido pela terceira geração de componentes, que continuam e fazem questão de serem fiéis a suas origens. É sem dúvida o mais antigo grupo de xaxado da cidade, e por isto mesmo carrega no seus ombros o peso de ser o pioneiro, o responsável por todo este movimento que hoje orgulha Serra Talhada.

Contato:
Ivanildo 87 9992-0036
© Copyright  Mário Olímpio 2003-2014
INDEXBrasil - Serviços de Internet.
Todos os direitos reservados, permitida a cópia de
conteúdos, desde que divulgada a fonte.
e-mail:redacao@serratalhada.net