PÁGINA INICIAL
  Bate-Papo
  Jogos Online
  NOTÍCIAS DE CAPA
  O MUNDO
  BRASIL
  POLÍTICA
  CRESCIMENTO PESSOAL
  MEIO AMBIENTE
  BONS NEGÓCIOS
  CIDADE
  NOSSA GENTE
  CULTURA
  FOTOS DE SERRA TALHADA
  ESTUDANTES NA REDE
  CÂMARA DOS DEPUTADOS
  TRADUTOR DE LÍNGUAS
  LISTA TELEFÔNICA
  FALE CONOSCO
  LOGIN
  WEBMAIL
          SITES ÚTEIS
Genealogia Pernambucana
Site Política para Políticos
Site Gramsci
Jornal do Comércio
Concursos Públicos
Site Jurídico.com
Site Jornal Digital
Site Correio da Cidadania
Site Carta Capital
Site Caros Amigos
Site Futbrasil.com
História de Serra Talhada
Site da IstoÉ
Site Veja Online
Site O Dia
Estatística do site
Casa da Cultura Serra Talhada
Busca de CEP
Trabalhos Escolares
Rádio Cultura FM
Rádio Lider do Vale FM
Rádio Vilabela FM
Rádio Serra Talhada FM
Rádio Nova Gospel
Rádio A Voz do Sertão
O CENTRO DRAMÁTICO PAJEÚ DE SERRA TALHADA-PE.

Por: CDPST
faz lançamento de seu Ponto de Cultura
CDPST faz lançamento de seu Ponto de Cultura

O CENTRO DRAMÁTICO PAJEÚ DE SERRA TALHADA-PE. é um grupo de teatro, sem fins lucrativos, com finalidade cultural, formado por estudantes e pessoas interessadas em Artes com sede e foro jurídico na Comarca de Serra Talhada-PE, fundado no dia 01 de janeiro de 1989, sem preconceitos artísticos, políticos, religiosos, de classes, de sexo e de cor, com personalidade jurídica diferente da dos seus associados, estes em número ilimitados. Tendo como finalidade: Realizar leituras dramáticas, oficinas, exposições de artes em geral, festivais, mostras culturais, espetáculos teatrais e de danças, visando o aprimoramento cultural de seus associados e do público em geral.

Visando contribuir com o processo educacional da criança e do adolescente desenvolverá trabalhos específicos com este público; Podendo filiar-se às entidades federativas e estabelecer intercâmbio com outros grupos dos demais estados brasileiros, bem como manter relações com entidades afins, nacionais ou estrangeiras, buscando orientação e ajuda.

No dia 16 de outubro às 19h na Escola Antonio Timóteo no bairro Bom Jesus fará o lançamento do seu Ponto de Cultura: Oficina de Criação - aprender fazendo e formar informando que Objetiva: Oportunizar educação artística profissional, através de uma oficina continuada.

Implementar o processo de capacitação dos(as) assistidos(as), resultando na melhoria do espaço a ser utilizado quando da realização das ações, fortalecido pela garantia da formação e capacitação continuada ofertada.

Possibilitar aos jovens assistidos(as) o acesso à rede de serviços disponibilizados pela inclusão digital, objetivando o acesso à pesquisa e estudos que contribuam com a formação, sistemática, dos membros.

Favorecer ações de um processo de capacitação, sistemático, visando o fortalecimento dos jovens assistidos(as), numa perspectiva de articulação e parceria com a rede sociocultural local, estadual e nacional.

Desenvolver atividades artísticas e culturais que oportunize aos(as) jovens assistidos(as) o conhecimento e a valorização do saber e dos costumes das raízes populares, através de “um olhar no folclore e festejos”, local, estadual e nacional, visando a sua integração sociocultural.

Esta é uma ação em parceria com o Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura (MinC) e o Plano PERNAMBUCO NAÇÃO CULTURAL do Governo Estadual via FUNDARPE.

O Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura (MinC), assume a cultura, a educação e a cidadania, enquanto incentiva, preserva e promove a diversidade cultural brasileira. Por meio da Secretaria de Programas e Projetos Culturais, o MinC iniciou em 2004, a implantação dos Pontos de Cultura, com a missão de desesconder o Brasil, reconhecer e reverenciar a cultura viva de seu povo. Este programa contempla iniciativas culturais que envolvem a comunidade em atividades de arte, cultura, cidadania e economia solidária. Podem participar entidades culturais da sociedade civil sem fins lucrativos que são selecionadas por meio de edital público e passam a receber recursos do Governo Federal e Estadual para potencializarem seus trabalhos, seja na compra de instrumentos, figurinos, equipamentos multimídia, seja na contratação de profissionais para cursos e oficinas, produção de espetáculos e eventos culturais, entre outros.

Pernambuco alicerçou seu Plano de Cultura denominado - Política Pública de Cultura – PERNAMBUCO NAÇÃO CULTURAL, baseado no “entendimento amplo do modelo democrático e desenvolvimento regionalizado, inclusive para implementação de ações estruturadoras, permanentes e holísticas, sustentáveis e transversais em construção permanentes com o tecido cultural e demais órgãos do governo e instancias federativas”. Os Pontos de Cultura integram à rede de Estações e às células culturais das escolas. São iniciativas desenvolvidas pela sociedade civil através de suas entidades culturais sem fins lucrativos que, após seleção por edital público, firmam convênio com a FUNDARPE - Fundação do Patrimônio Artístico e Histórico de Pernambuco, Secretaria de Cultura do Estado e o Ministério da Cultura, e tornam-se responsáveis por articular e impulsionar ações que já existem nas comunidades.

“Um Ponto de Cultura não tem modelo único de instalações físicas, de programação ou atividade, é uma iniciativa que impulsiona a realização de ações envolvendo Arte e Educação, Cidadania com Cultura e Cultura com Economia Solidária”. Afirma o Sr. Modesto de Barros Diretor-Presidente do CDPST tomado de entusiasmo por sua Cia. Teatral ter vencido este Edital tão concorrido e poder agora fazer com recursos o trabalho que sempre foi feito apenas por ele.

O Grupo agora selecionado como Ponto de Cultura receberá recursos para capital, custeio e aquisição do Kit Multimídia para implantação de um Ponto Digital.

“A responsabilidade aumenta quando entra recursos, temos agora que fazer rigorosamente a prestação de contas junto a FUNDARPE”. Finaliza o ora denominado gestor do Projeto.

Vale citar ainda que o Ponto de Cultura gera emprego e renda, além de atender a adolescentes e jovens de diversos bairros da cidade, com formação profissional e intelectual proporcionando cidadania aos munícipes.

Contato: E-mail - cdpteatro@bol.com.br

© Copyright  Mário Olímpio 2003-2014
INDEXBrasil - Serviços de Internet.
Todos os direitos reservados, permitida a cópia de
conteúdos, desde que divulgada a fonte.
e-mail:redacao@serratalhada.net