PÁGINA INICIAL
  Bate-Papo
  Jogos Online
  NOTÍCIAS DE CAPA
  O MUNDO
  BRASIL
  POLÍTICA
  CRESCIMENTO PESSOAL
  MEIO AMBIENTE
  BONS NEGÓCIOS
  CIDADE
  NOSSA GENTE
  CULTURA
  FOTOS DE SERRA TALHADA
  ESTUDANTES NA REDE
  CÂMARA DOS DEPUTADOS
  TRADUTOR DE LÍNGUAS
  LISTA TELEFÔNICA
  FALE CONOSCO
  LOGIN
  WEBMAIL
          SITES ÚTEIS
Genealogia Pernambucana
Site Política para Políticos
Site Gramsci
Jornal do Comércio
Concursos Públicos
Site Jurídico.com
Site Jornal Digital
Site Correio da Cidadania
Site Carta Capital
Site Caros Amigos
Site Futbrasil.com
História de Serra Talhada
Site da IstoÉ
Site Veja Online
Site O Dia
Estatística do site
Casa da Cultura Serra Talhada
Busca de CEP
Trabalhos Escolares
Rádio Cultura FM
Rádio Lider do Vale FM
Rádio Vilabela FM
Rádio Serra Talhada FM
Rádio Nova Gospel
Rádio A Voz do Sertão
A HISTÓRIA DOS CORREIOS DO BRASIL

Por: Alonas do Ensino fundamenta C.I.C
Os Correios estão presentes, rigorosamente, com pelo menos uma agência, em todos os 5.561 municípios atualmente existentes no Brasil.


Pesquisa apresentada ao professor Josenildo da matéria geografia do ensino fundamental.C.I.C.

Serra talhada - PE
2004



Sumário:

Capítulo 1:
História dos correios do Brasil

Capítulo 2:
Entrevista com funcionários dos correios de Serra Talhada


Introdução


O desenvolvimento da História Postal corresponde ao crescimento e à transformação histórica do próprio País, razão pela qual o conhecimento dos principais fatos ligados à implementação e ao desenvolvimento dos serviços postais fornece um panorama do desenvolvimento histórico brasileiro.


Com a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil em 1500, surgiu a primeira correspondência oficial ligada ao País a qual, escrita por Pero Vaz de Caminha e enviada ao Rei de Portugal, relatava com notório entusiasmo o descobrimento de uma nova terra. Com este acontecimento, eternizado na história brasileira, estava sendo escrita a primeira página do surgimento dos correios no Brasil.

Os Correios estão presentes, rigorosamente, com pelo menos uma agência, em todos os 5.561 municípios atualmente existentes no Brasil.



Capitulo 1


HISTÓRIA POSTAL


O desenvolvimento da História Postal corresponde ao crescimento e à transformação histórica do próprio País, razão pela qual o conhecimento dos principais fatos ligados à implementação e ao desenvolvimento dos serviços postais fornece um panorama do desenvolvimento histórico brasileiro.

Do surgimento dos serviços postais até os dias de hoje, os Correios assumiram sua postura de elo que aproxima as pessoas e de instituição respeitável que sempre procurou adequar-se aos vários períodos de desenvolvimento do País, buscando o progresso para os seus serviços prestados à sociedade.


PERÍODO COLONIAL


Com a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil em 1500, surgiu a primeira correspondência oficial ligada ao País a qual, escrita por Pero Vaz de Caminha e enviada ao Rei de Portugal, relatava com notório entusiasmo o descobrimento de uma nova terra. Com este acontecimento, eternizado na história brasileira, estava sendo escrita a primeira página do surgimento dos correios no Brasil.

Os primórdios dos serviços postais no Brasil-Colônia reportam-se aos correios em Portugal e à sua atuação neste novo território. Durante os primeiros tempos da colonização do Brasil, os portugueses não dispunham de um sistema postal bem organizado, tendo, inclusive, que recorrer ao de nações vizinhas.


Nem a criação do Correio-mor das Cartas do Mar, em 1673, resolveu o problema de ligação postal entre a nova terra e a metrópole. Deste modo, a dificuldade na comunicação entre Portugal e o então Brasil-Colônia fez com fossem instituídos, definitiva e oficialmente em 1798, os Correios Marítimos e, anos mais tarde, com que surgissem preocupações de maior expansão dos serviços para o interior da Colônia.

A chegada da família Real ao Brasil abriu caminhos para que o serviço postal pudesse melhor se desenvolver. Deste evento resultaram o progresso comercial, a elaboração do 1º Regulamento Postal do Brasil, o funcionamento regular dos correios marítimos e a emissão de novos decretos.


Período, posteriormente, bastante conturbado por lutas pela independência do País, serviu de palco para que os correios desempenhassem um papel valioso como meio importante de comunicação entre aqueles que ansiavam por separar a colônia da metrópole e trabalhavam para isso.
Correios: uma empresa 100% Brasil
Os Correios estão presentes, rigorosamente, com pelo menos uma agência, em todos os 5.561 municípios atualmente existentes no Brasil.

Com seus 98,1 mil empregados, dos quais 47 mil carteiros, 12 mil agências, uma frota de 4.357 veículos, 7.353 motos, 18.901 bicicletas e 26 linhas áreas com aeronaves fretadas para a entrega das remessas urgentes, a empresa distribui em cerca de 40 milhões de domicílios e estabelecimentos comerciais um volume diário de 34 milhões de objetos e correspondências. No ano de 2001, o total da carga postal foi de mais de 9,5 bilhões e em 2002, de 9,4 bilhões.

Esses bilhões de objetos e correspondências são tratados em 771 centros de operações que possibilitam a sua entrega, dentro dos prazos, com rapidez, segurança e regularidade. Além das 12 mil agências, a população tem à sua disposição 16.839 pontos de venda de produtos e 25.912 caixas de coleta. Além desses pontos de contato físicos, a Empresa atende os clientes por meio do Correiosonline, disponibilizando em seu site serviços via Internet.

Como nenhuma outra instituição, os Correios tem forte presença na vida dos brasileiros e se constituem num importante fator de integração nacional pela natureza dos serviços que presta, seja nos grandes centros urbanos, seja nos lugares os mais remotos e de difícil acesso.

A necessidade de um constante aprimoramento da sua capacidade operacional está exigindo um grande esforço de modernização da sua infra-estrutura e um reposicionamento em sua atuação com vistas a melhor atender as necessidades e expectativas do mercado brasileiro e internacional. Nesse sentido, a empresa está desenvolvendo um grande número de projetos que estão dando aos Correios uma condição excepcional de competitividade e de vanguarda, com foco, sobretudo, em três grandes frentes: projetos digitais ligados à Internet, serviços financeiros nas agências dos Correios e a transformação dos Correios numa grande empresa de logísitca. Nesses e em outros projetos, em 2001, foram investidos R$ 462 milhões, em 2002, foram gastos 619 milhões e em 2003 estão previstos R$ 800 milhões.



Capitulo 2:

Entrevista com os funcionários dos correios em Serra Talhada.

*Parte 1: Gerente


-Qual o sistema mais rápido utilizado pelos correios para a entrega de correspondências,não só no Brasil,mas em todo mundo?

-Bem,o sistema mais rápido utilizado para a distribuição de cartas,nos hoje temos o sedex,e no mundo inteiro ele é numa tecnologia muito rápido que o correio tem.O sedex esta em 1ª lugar e,no mundo,no exterior nos utilizamos o sedex EMS que é o sedex internacional.Sedex internacional ele para você ter uma idéia,ele são 3 dias colocado aqui em qualquer parte do Brasil para se distribuir no exterior e nas capitais do Brasil,nos temos o sedex 10 que é ate 10 horas do dia seguinte a sua distribuição.E nas outras partes do interior são 24 horas.

-Os correios hoje não se resumem apenas a entrega de correspondências,que outras funções esse meio de comunicação tem?

-Os correios como é uma empresa social tem muita importância para a população de modo geral.Hoje os correios não se resume só na entrega de correspondências mais com malotes,e outros.E agora os correios fez uma nova parceria que foi com o banco Bradesco,o banco—postal.O banco eu veio para atender todas as pessoas onde não existe agência bancaria nas cidades.o banco que você abre conta,saca dinheiro,deposita,troca cheques,faz empréstimos.É uma parceria entre os correios e o Bradesco,foi criado agora em 2001 e qualquer pessoa que chegar se dirigindo a uma agência dos correios com CPF,identidade e comprovante de residência faz a abertura de uma conta igual a qualquer banco.

-Em recente pesquisa em uma rádio local,segundo os entrevistados o correio não presta bons serviços de atendimento.o senhor atribui isso a que?

-Essa pessoa que foi entrevistada,acho que ele não é cliente dos correios ou então,nunca entrou na agência.Nossa agência conta com o mais rápido atendimento em nossa cidade e essa critica e desconhecida aqui,nunca chegou ao meu conhecimento.

*Parte 2:Carteiro

-O carteiro tem um papel fundamental para que as cartas cheguem aos seus destinatários.Com você se sente exercendo esse papel?

-Não só eu,como todos os carteiros que fazem parte da ECT se sentem cumprindo seu papel nacionalmente,como profissional.

-Existe algum tipo de empecilho na entrega de cartas ?

-Com certeza,existe vários empecilhos.Como por exemplo,os cachorros e mais outros empecilhos também,casa fechada.

-Para terminar que lição você daria para que a pessoa seja um bom carteiro?

-Se empenhar o Maximo no serviço e da o melhor de si.

*Parte 3:Triagem

-Qual a importância que tem a triagem?

-Separar as cartas.

Objetivo:

Aprofundar nossos conhecimentos sobre os correios e telégrafos que é um meio de comunicação presentes no dia a dia e que é muito importante,tanto para as classes mais ricas quanto para as mais pobres.

Justificativa:

Nós escolhemos os correios e telégrafos por que é um meio de comunicação que faz parte das nossas vidas.

Metodologia:

Nós utilizamos vários métodos de pesquisa,entre eles temos pesquisas na Internet,entrevista com funcionários dos correios e telégrafos do município de Serra Talhada e fotos.

Cronograma:

Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira
01/03/04 02/03/04 03/03/04 04/03/04 05/03/04
Preparação para o trabalho Entrevista com funcionários dos correios Fotos Digitação do trabalho Como apresentar o trabalho.

Alunas: Ana Maria
Luana Maria
Neussa Cristina Antunes
Talissa Saraiva


© Copyright  Mário Olímpio 2003-2014
INDEXBrasil - Serviços de Internet.
Todos os direitos reservados, permitida a cópia de
conteúdos, desde que divulgada a fonte.
e-mail:redacao@serratalhada.net