PÁGINA INICIAL
  Bate-Papo
  Jogos Online
  NOTÍCIAS DE CAPA
  O MUNDO
  BRASIL
  POLÍTICA
  CRESCIMENTO PESSOAL
  MEIO AMBIENTE
  BONS NEGÓCIOS
  CIDADE
  NOSSA GENTE
  CULTURA
  FOTOS DE SERRA TALHADA
  ESTUDANTES NA REDE
  CÂMARA DOS DEPUTADOS
  TRADUTOR DE LÍNGUAS
  LISTA TELEFÔNICA
  FALE CONOSCO
  LOGIN
  WEBMAIL
          SITES ÚTEIS
Genealogia Pernambucana
Site Política para Políticos
Site Gramsci
Jornal do Comércio
Concursos Públicos
Site Jurídico.com
Site Jornal Digital
Site Correio da Cidadania
Site Carta Capital
Site Caros Amigos
Site Futbrasil.com
História de Serra Talhada
Site da IstoÉ
Site Veja Online
Site O Dia
Estatística do site
Casa da Cultura Serra Talhada
Busca de CEP
Trabalhos Escolares
Rádio Cultura FM
Rádio Lider do Vale FM
Rádio Vilabela FM
Rádio Serra Talhada FM
Rádio Nova Gospel
Rádio A Voz do Sertão
CEM ANOS DO ROTARY

Por: Mário Olimpio
O ano do centenário de RI será marcado por diversos eventos comemorativos, bem como uma enormidade de projetos especiais
23 DE FEVEREIRO – DIA DO ROTARY INTERNATIONAL
No próximo dia 23 de fevereiro de 2005, o Rotary International estará comemorando 100 anos de existência. .
O ano do centenário de RI será marcado por diversos eventos comemorativos, bem como uma enormidade de projetos especiais. .
SINO DO CENTENÁRIO
Cinco Sinos do Centenário estão percorrendo os primeiros Rotary Clubs fundados, como forma homenagear os cem anos de atuação dos clubes na formação do companheirismo e na prestação de serviços. Assim como a tocha olímpica, os sinos itinerantes simbolizam a onipresença rotária. Um dos sinos visitará os primeiros cem Rotary Clubs fundados pelo Rotary International, nos EUA, Canadá, Inglaterra, Escócia e Irlanda. Quatro sinos percorrerão os primeiros clubes fundados em países na África, Ásia/Pacífico, Europa/Oriente Médio e América Latina/Caribe. A peregrinação deste instrumento, utilizado tradicionalmente na abertura das reuniões dos clubes, começou em 2003, na convenção internacional de Brisbane, Austrália, e continuará por mais dois anos percorrendo os 166 países rotários e relembrando a história e tradições do Rotary até alcançar seu destino na cidade de Chicago, berço de nascimento da organização e sede da convenção internacional do Rotary em 2005.
CEM ANOS DE ROTARY
À medida que o Centenário se aproxima, rotarianos são incentivados a direcionar seus esforços a três objetivos para 2005: erradicação da pólio, aumento do quadro social para 1,5 milhões de sócios e apoio à meta da Fundação Rotária para que cada rotariano contribua US$100 ao Fundo Anual para Programas. Tal conquista facilitará a implementação de atividades humanitárias por mais cem anos.
CARTÃO DE IDENTIFICAÇÃO DE ROTARIANOS
Os cartões de identificação de rotarianos não mais estão sendo comercializados pelo RI Brazil Office, mas somente através dos licenciados oficiais de RI que estão autorizados a produzir e a comercializar este item. .
No Brasil, os licenciados oficiais que estão autorizados a comercializar os cartões de identificação de Rotarianos são: RAS Brindes (www.rasbrindes.com.br) e Ofélia Brindes (www.ofeliabrindes.com.br).
Vale ressaltar que o cartão de identificação de Rotarianos tem validade até o final do ano rotário, devendo os sócios do clube receber novos cartões a partir de 01 de julho de 2005. .
VOCÊ SABIA?
O Rotary International é a única representação não-governamental que tem cadeira permanente na Organização das Nações Unidas.
ROTARY INTERNATIONAL
É a associação de todos os Rotary Clubs do mundo. O quadro social do RI não é composto de rotarianos e sim dos Rotary Clubs membros, que continuam desempenhando e cumprindo as obrigações impostas pelos documentos estatutários.
Os propósitos do RI são:
- Incentivar, promover, propagar e superintender o Rotary no mundo todo; coordenar, e, de modo geral, dirigir as suas atividades.
DEFINIÇÃO
Em 1976 o Conselho Diretor do Rotary lnternational interessou-se em criar uma definição concisa dos aspectos fundamentais do Rotary.
Solicitou-se a ajuda de três pessoas, que estavam no momento atuando na Comissão de Relações Públicas do Rotary, e pediu-se que chegassem a uma definição do Rotary que pudesse ser englobada em apenas uma sentença.
Após inúmeras minutas, chegou-se à seguinte definição, que tem sido usada desde então nas diversas publicações do Rotary:
"Rotary é uma organização de líderes de negócios e profissionais, unidos no mundo inteiro, que prestam serviços humanitários, fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo".
SIGNIFICADO
Rotary é um adjetivo do idioma inglês, equivalente a rotativo, giratório, circulatório. Os Sócios fundadores desta grande organização que é hoje o ROTARY INTERNATIONAL optaram pelo nome ROTARY porque as suas primeiras reuniões eram feitas em rodízio, cada vez no local de trabalho de um dos sócios.
PRONÚNCIA
A forma mais aproximada da pronúncia em inglês é rôuteri, mas há entre nós - brasileiros - inteira liberdade de pronúncia da palavra Rotary, razão porque muitos rotarianos, notadamente os sulinos, preferem a pronúncia aportuguesada rótari.
A forma inglesa rôuteri nos induz a pronunciar o adjetivo international também em inglês, dificultando, sobremodo, aqueles que não falam tal idioma. Não há, como se vê pronúncia padrão, embora a língua considerada oficial do Rotary lnternational seja a língua inglesa.
Lexicólogos, consultados a este respeito, alegam que o termo é genuinamente anglo-saxônico, e por isso aconselham a forma rótarí, porquanto o vocábulo vem do latim: ROTA, onde a pronúncia da primeira vogal do dissílabo deve ter uma acentuação prolongada e aberta.









































.





























































































© Copyright  Mário Olímpio 2003-2014
INDEXBrasil - Serviços de Internet.
Todos os direitos reservados, permitida a cópia de
conteúdos, desde que divulgada a fonte.
e-mail:redacao@serratalhada.net