PÁGINA INICIAL
  Bate-Papo
  Jogos Online
  NOTÍCIAS DE CAPA
  O MUNDO
  BRASIL
  POLÍTICA
  CRESCIMENTO PESSOAL
  MEIO AMBIENTE
  BONS NEGÓCIOS
  CIDADE
  NOSSA GENTE
  CULTURA
  FOTOS DE SERRA TALHADA
  ESTUDANTES NA REDE
  CÂMARA DOS DEPUTADOS
  TRADUTOR DE LÍNGUAS
  LISTA TELEFÔNICA
  FALE CONOSCO
  LOGIN
  WEBMAIL
          SITES ÚTEIS
Genealogia Pernambucana
Site Política para Políticos
Site Gramsci
Jornal do Comércio
Concursos Públicos
Site Jurídico.com
Site Jornal Digital
Site Correio da Cidadania
Site Carta Capital
Site Caros Amigos
Site Futbrasil.com
História de Serra Talhada
Site da IstoÉ
Site Veja Online
Site O Dia
Estatística do site
Casa da Cultura Serra Talhada
Busca de CEP
Trabalhos Escolares
Rádio Cultura FM
Rádio Lider do Vale FM
Rádio Vilabela FM
Rádio Serra Talhada FM
Rádio Nova Gospel
Rádio A Voz do Sertão
ENOCK INÁCIO DE OLIVEIRA

Por: Câmara de Vereadores de Serra Talhada
BIOGRAFIA
ENOCK INÁCIO DE OLIVEIRA,

BIOGRAFIA

Enock Ignácio de Oliveira, nasceu no povoado de Santa Rita, Município de Serra Talhada, no dia Sete de dezembro de 1904, era o nono filho do casal, tendo como pais o fazendeiro Sebastião Inácio de Oliveira (Baião Inácio), e Antônia Pereira de Souza (D. Sinhazinha).

Cursou suas primeiras letras no povoado Santa Rita, seus pais preocupados em dar melhor aperfeiçoamento escolar aos filhos, se mudaram com toda a família para a cidade Serra Talhada aonde veio fixou residência.Um dos seus mestres foi o Professor Fulgêncio; fez o primário completo até o admissão. Também estudou música e se tornou um dos membros da banda local, tendo como instrumento o trombone.

Sertanejo autêntico e sendo filho de fazendeiros bastados, logo se tornou agro-pecuarista dono de engenho e casa de farinha. Foi comerciante no ramo de tecidos, calçados, chapéus e perfumaria e a sua loja se chamava “A Sertaneja”. Negociou também com gasolina em um posto no Bairro Bomba.

Aos vinte e cinco anos de idade contraiu matrimônio com a sua conterrânea Maria Elizabeth Andrada, surgindo desse matrimônio sete filhos dos quais cinco veio a falecer e dois sobreviveram: A professora Terezinha de Andrada Oliveira e o Médico: Bartolomeu Inácio de Andrada Oliveira.

Com um espírito ávido e comunicativo ingressou logo na política, tornando-se revolucionário em 1930, participando desde então das atividades políticas partidárias, sendo fundador e presidente da U.D.N. - União Democrática Nacional do seu município, sendo atuante nos movimentos político, fazendo com grande mérito e até mesmo heroísmo, severa oposição aos grupos políticos dominantes da época, destacando-se como um dos maiores e mais autêntico oposicionistas, liderando com dignidade sua família até o dia da sua morte, 21 de março de 1978.

Nunca disputou nenhum cargo eletivo, mas tomava parte ativa em todas as eleições para Presidente, Governadores, Deputados, Prefeitos e Vereadores.
Elegeu seus sobrinhos: Sebastião Andrada Oliveira, prefeito três vezes; O Deputado Estadual Sebastião Inácio de Oliveira Neto “Dr. Neto” e o Deputado Federal Inocêncio Gomes de Oliveira.

Tinha como virtudes liderar o seu grupo sem violência, servir com grande contentamento ás classes menos favorecidas, dando tudo de si para o bem estar da comunidade serratalhadense. Por tudo quanto fez, mereceu que o seu nome fosse imortalizado numa Praça do Distrito da Santa Rita, onde nasceu e lá fosse colocado em basto de bronze. O Primeiro grupo do Distrito também recebeu o seu nome. Na sede do município foi homenageado com uma das principais artérias recebendo o nome de Rua Enock Ignácio de Oliveira.

© Copyright  Mário Olímpio 2003-2014
INDEXBrasil - Serviços de Internet.
Todos os direitos reservados, permitida a cópia de
conteúdos, desde que divulgada a fonte.
e-mail:redacao@serratalhada.net