PÁGINA INICIAL
  Bate-Papo
  Jogos Online
  NOTÍCIAS DE CAPA
  O MUNDO
  BRASIL
  POLÍTICA
  CRESCIMENTO PESSOAL
  MEIO AMBIENTE
  BONS NEGÓCIOS
  CIDADE
  NOSSA GENTE
  CULTURA
  FOTOS DE SERRA TALHADA
  ESTUDANTES NA REDE
  CÂMARA DOS DEPUTADOS
  TRADUTOR DE LÍNGUAS
  LISTA TELEFÔNICA
  FALE CONOSCO
  LOGIN
  WEBMAIL
          SITES ÚTEIS
Genealogia Pernambucana
Site Política para Políticos
Site Gramsci
Jornal do Comércio
Concursos Públicos
Site Jurídico.com
Site Jornal Digital
Site Correio da Cidadania
Site Carta Capital
Site Caros Amigos
Site Futbrasil.com
História de Serra Talhada
Site da IstoÉ
Site Veja Online
Site O Dia
Estatística do site
Casa da Cultura Serra Talhada
Busca de CEP
Trabalhos Escolares
Rádio Cultura FM
Rádio Lider do Vale FM
Rádio Vilabela FM
Rádio Serra Talhada FM
Rádio Nova Gospel
Rádio A Voz do Sertão
MANOEL CAVALCANTE NOGUEIRA

Por: Filhos

Manoel Cavalcante Nogueira, filho de Olimpio Cavalcante de Araujo e de Maria Genoveva da Silva. Nasceu na Fazenda Roça Nova, Município de Serra Talhada/PE no dia 11/02/1942.
Desde menino ajudava aos pais nos trabalhos da agropecuária e como muitas crianças do Sertão nordestino da sua geração, não teve acesso a boa instrução escolar, tendo aprendido apenas assinar o próprio nome.
Casou-se com Maria Madalena Ferraz (Dona Lia) aos 24 anos de idade no dia 06/09/1966. Desta união nasceram: Mário Olímpio Cavalcante Neto, José Carlos Cavalcante Nogueira e Marilene Cavalcante Ferraz. Para sustentar a família trabalhou nas atividades agropecuárias, foi operário na construção de estradas ( PE-290 e BR-232) depois contando com o apoio de familiares veio morar em Serra Talhada para que os filhos pudessem estudar e passou a trabalhar como açougueiro (comprava caprinos, mandava abater e vendia a carne no açougue Público Municipal).
Apesar da pouca instrução escolar entendia perfeitamente a importância da educação para os filhos e cumpria rigorosamente seu dever de pai, prova disso é que toda semana ia à escola saber como andava o comportamento dos meninos e demonstrava alegria quando via o progresso dos mesmos nos estudos.

Em 1986, aos 44 anos de idade, o Sr. Manoel Cavalcante Nogueira faleceu, vitimado por um câncer no rim, deixando a viúva, Madalena (dona Lia) com 47 anos e os filhos Mário Olímpio com 19 anos, José Carlos com 18 anos e Marilene com 8 anos.
Ficando na lembrança dos filhos parte da musica do saudoso Luiz Gonzaga.
“ Pois eu não quero filho meu analfabeto,
quero no caminho certo,
da cartilha do A B C..
eu mesmo, nunca tive esta sorte,
mais eu luto até a morte,
mode eles aprender “.
Mesmo sem a presença do patriarca a família se manteve estruturada e a união entre mãe e filhos, a fé em Deus para suportar a dor da perda fizeram desta família um modelo e um orgulho para quem dela faz parte como noras , genro, netas e amigos.
Mário Olímpio chegou a ocupar a o cargo de contador da Câmara de Vereadores na gestão de Didácio Ferraz, Diretor Secretaria de Indústria e Comércio no Governo de Tião, assessor do Deputado Federal Inocêncio Oliveira, Secretário de Indústria e Comércio no primeiro Governo de Dr.Carlos, licenciou-se em Matemática e hoje ocupa com destaque o mercado imobiliário; José Carlos licencio-se em Matemática e trabalha na CELPE como eletrotécnico; Marilene licenciou-se em Letras e é professora efetiva do Estado de Pernambuco. Nota-se que valeu o esforço do Sr. Manoel quando pensou em deixar o campo e vir para a cidade investir na carreira dos filhos.
Seu Manoel foi exemplo de filho, irmão, esposo, pai, amigo e cidadão. Pois viveu honestamente sem a ninguém ofender, sendo assim um exemplo a ser seguido pelos seus descendentes e ascendentes e um ser que nunca será esquecido por aqueles que conviveram com o mesmo. A saudade pela sua partida permanece viva nos corações dos seus familiares e os anais da História hão de registrar a sua eterna memória no rol dos homens honrados do nosso município.



© Copyright  Mário Olímpio 2003-2014
INDEXBrasil - Serviços de Internet.
Todos os direitos reservados, permitida a cópia de
conteúdos, desde que divulgada a fonte.
e-mail:redacao@serratalhada.net