PÁGINA INICIAL
  Bate-Papo
  Jogos Online
  NOTÍCIAS DE CAPA
  O MUNDO
  BRASIL
  POLÍTICA
  CRESCIMENTO PESSOAL
  MEIO AMBIENTE
  BONS NEGÓCIOS
  CIDADE
  NOSSA GENTE
  CULTURA
  FOTOS DE SERRA TALHADA
  ESTUDANTES NA REDE
  CÂMARA DOS DEPUTADOS
  TRADUTOR DE LÍNGUAS
  LISTA TELEFÔNICA
  FALE CONOSCO
  LOGIN
  WEBMAIL
          SITES ÚTEIS
Genealogia Pernambucana
Site Política para Políticos
Site Gramsci
Jornal do Comércio
Concursos Públicos
Site Jurídico.com
Site Jornal Digital
Site Correio da Cidadania
Site Carta Capital
Site Caros Amigos
Site Futbrasil.com
História de Serra Talhada
Site da IstoÉ
Site Veja Online
Site O Dia
Estatística do site
Casa da Cultura Serra Talhada
Busca de CEP
Trabalhos Escolares
Rádio Cultura FM
Rádio Lider do Vale FM
Rádio Vilabela FM
Rádio Serra Talhada FM
Rádio Nova Gospel
Rádio A Voz do Sertão
João Gomes de Lira João Gomes de Lira

Por: Euclides Ferraz
JOÃO GOMES DE LIRA se junta aos VALENTES E IMORTAIS filhos de NAZARÉ e ao Lendário LAMPIÃO.
João Gomes de Lira nasceu na fazenda Jenipapo distrito de Nazaré aos 03 de julho de 1913, filho de Antonio Gomes Jurubeba (Pai Gomes) e Luciana Maria da Conceição. João Gomes foi casado com Gisélia Amaral de Lira, do casamento nasceram os seguintes filhos: Rubelvam Amaral de Lira; Hamilton Amaral de Lira; Antonio Gomes Jurubeba Neto; Ruberval Amaral de Lira; Clovis Amaral de Lira; Cláudio Amaral de Lira; Maria Lucia Amaral de Lira; Luciana Maria Amaral de Lira; Luciene Cristina Amaral de Lira; Gisélia Amaral de Lira Filha e Cristiana Amaral de Lira.

João Gomes de Lira ingressou na Polícia Militar do Estado de Pernambuco em 16 de julho de 1931, com 18 anos de idade e logo integrou a volante que tinha como comandante o Cel. Manuel Neto que perseguiu Virgolino Ferreira da Silva, o “Lampião”. O Ten. João Gomes fez parte do grupo que perseguiu o cangaceiros no Nordeste, em especial no Estado da Bahia. Outros ilustres “nazarenos” foram Manuel Neto, Euclides Flôr, Manuel Flôr, Odilon Flôr, David Jurubeba e tantos outros nazarenos.

O Tenete João Gomes de Lira era o último remanescente ainda vivo da época do cangaço do dos bravos homens do povoado de Nazaré, hoje distrito bem habitado do município de Floresta Pernambuco.

O ex-volante João Gomes de Lira, viveu parte de sua vida entre Nazaré/Floresta, e depois da morte do cangaceiro Lampião, foi destacar nos municípios de Afogados da Ingazeira, Iguaracy, Tabira, Carnaiba e Flores todas cidades do interior sertanejo de Pernambuco, onde foi delegado de polícia.

João Gomes de Lira escreveu um excelente livro narrando sua vida e suas andanças em busca de cangaceiros, trata-se da obra “Lampião, Memórias de um soldado de volante”, lançado no Recife, em 1990, pela Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco e Companhia Editora de Pernambuco.
© Copyright  Mário Olímpio 2003-2014
INDEXBrasil - Serviços de Internet.
Todos os direitos reservados, permitida a cópia de
conteúdos, desde que divulgada a fonte.
e-mail:redacao@serratalhada.net