PÁGINA INICIAL
  Bate-Papo
  Jogos Online
  NOTÍCIAS DE CAPA
  O MUNDO
  BRASIL
  POLÍTICA
  CRESCIMENTO PESSOAL
  MEIO AMBIENTE
  BONS NEGÓCIOS
  CIDADE
  NOSSA GENTE
  CULTURA
  FOTOS DE SERRA TALHADA
  ESTUDANTES NA REDE
  CÂMARA DOS DEPUTADOS
  TRADUTOR DE LÍNGUAS
  LISTA TELEFÔNICA
  FALE CONOSCO
  LOGIN
  WEBMAIL
          SITES ÚTEIS
Genealogia Pernambucana
Site Política para Políticos
Site Gramsci
Jornal do Comércio
Concursos Públicos
Site Jurídico.com
Site Jornal Digital
Site Correio da Cidadania
Site Carta Capital
Site Caros Amigos
Site Futbrasil.com
História de Serra Talhada
Site da IstoÉ
Site Veja Online
Site O Dia
Estatística do site
Casa da Cultura Serra Talhada
Busca de CEP
Trabalhos Escolares
Rádio Cultura FM
Rádio Lider do Vale FM
Rádio Vilabela FM
Rádio Serra Talhada FM
Rádio Nova Gospel
Rádio A Voz do Sertão
INTERIORIZAÇÃO DA TECNOLOGIA

Por: Inocêncio Oliveira
Um dos princípios básicos da democracia é a igualdade de direitos e de oportunidades entre todos os cidadãos, independente da região onde vivam ou exerçam suas atividades.
Interiorização da Tecnologia



Um dos princípios básicos da democracia é a igualdade de direitos e de oportunidades entre todos os cidadãos, independente da região onde vivam ou exerçam suas atividades. Baseado neste princípio, temos defendido em todas as oportunidades a interiorização da Universidade como condição fundamental para democratização da educação e como condição importante para o desenvolvimento do interior pernambucano. Não existe fundamento racional para que a Universidade Federal Rural de Pernambuco, tenha como sede a capital do nosso Estado ou que pelo menos ainda não tenha se interiorizado. No governo Marco Maciel, no início dos anos 80, houve uma tentativa de fazê-lo através da criação do curso de veterinária, aproveitando a potencialidade do hospital veterinário existente, de Agronomia em Serra Talhada, idem na Estação Experimental no IPA e de Tecnologia de Alimentos em Petrolina, face aos projetos de irrigação do São Francisco.

Desde o final do primeiro governo Jarbas Vasconcelos, temos também defendido a interiorização da Tecnologia como condição relevante para o desenvolvimento do agreste e do sertão. Assim por determinação do governador Jarbas Vasconcelos e com a competência do Cláudio Marinho, foi decidida a instalação de seis centros de desenvolvimento tecnológico em Pernambuco, aproveitando a potencialidade de cada município e cada sub-região do estado: Centro de Desenvolvimento da Tecnologia da Moda, em Caruaru (já instalado); Centro de Desenvolvimento Tecnológico de Laticínios em Garanhuns; Centro de Desenvolvimento Tecnológico de Caprinos e Ovinos Serra Talhada; Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Gesso, em Araripina, em fase de conclusão; Centro de Desenvolvimento Tecnológico de Alimentos, em Petrolina e também Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Cultura, em Olinda no antigo Matadouro de Peixinhos.

Trata-se, sem dúvida, de importantes instrumentos para melhoria da economia dos municípios bem como da condição de vida do Agreste e do Sertão.

Inocêncio Oliveira

Publicado no Diario de Pernambuco 22/02/2004
© Copyright  Mário Olímpio 2003-2014
INDEXBrasil - Serviços de Internet.
Todos os direitos reservados, permitida a cópia de
conteúdos, desde que divulgada a fonte.
e-mail:redacao@serratalhada.net