PÁGINA INICIAL
  Bate-Papo
  Jogos Online
  NOTÍCIAS DE CAPA
  O MUNDO
  BRASIL
  POLÍTICA
  CRESCIMENTO PESSOAL
  MEIO AMBIENTE
  BONS NEGÓCIOS
  CIDADE
  NOSSA GENTE
  CULTURA
  FOTOS DE SERRA TALHADA
  ESTUDANTES NA REDE
  CÂMARA DOS DEPUTADOS
  TRADUTOR DE LÍNGUAS
  LISTA TELEFÔNICA
  FALE CONOSCO
  LOGIN
  WEBMAIL
          SITES ÚTEIS
Genealogia Pernambucana
Site Política para Políticos
Site Gramsci
Jornal do Comércio
Concursos Públicos
Site Jurídico.com
Site Jornal Digital
Site Correio da Cidadania
Site Carta Capital
Site Caros Amigos
Site Futbrasil.com
História de Serra Talhada
Site da IstoÉ
Site Veja Online
Site O Dia
Estatística do site
Casa da Cultura Serra Talhada
Busca de CEP
Trabalhos Escolares
Rádio Cultura FM
Rádio Lider do Vale FM
Rádio Vilabela FM
Rádio Serra Talhada FM
Rádio Nova Gospel
Rádio A Voz do Sertão
É grande a procura por imóveis em Serra Talhada

Por:  Alexandre Acioli - Folha de Pernambuco
Interiorização das universidades aquece o mercado imobiliário da Cidade.


O mercado imobiliário tem crescido no Interior pernambucano, sobretudo naquelas cidades onde se instalaram - ou estão sendo implantados - campus avançados das universidades de Pernambuco (UPE), Federal (UFPE) ou Federal Rural (UFRPE). A chegada de estudantes de diversas regiões, de professores e de funcionários para as instituições são responsáveis pelo aquecimento do mercado de construção, venda e aluguéis de imóveis. Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, é um exemplo.

A cidade, localizada a 425 quilômetros do Recife, tem o quarto polo médico do Estado e as atividades econômicas predominantes são a agropecuária e o comércio. A instalação da Unidade Acadêmica da UFRPE (UAST), com a implantação dos cursos de agronomia, ciências biológicas, economia rural, engenharia de pesca, sistema de informação e as licenciaturas em administração, letras, química e zootecinia tem atraído estudantes não só das cidades do Pajeú, mas também dos sertões Central e do Moxotó, para concorrer às cerca de 2 mil vagas ofertadas. Some-se a estes, mais de 150 professores e outras dezenas de servidores contratados ou transferidos para fazer a instituição funcionar.

“Os novos cursos universitários e a chegada de novas empresas a Serra Talhada fizeram a procura por imóveis aumentar, tanto para a compra, como também para aluguel. Esse crescimento vem ocorrendo, principalmente, nos últimos cinco anos”, afirma o corretor Mário Olímpio, proprietário da Mário Olímpio Negócios Imobiliários. Para ele, esse momento “é muito especial” para o município. “Em relação a outras grandes cidades do país, os preços de casas, apartamentos e terrenos em Serra Talhada estão muito baixos, o que contribui para aumentar a procura e as vendas”, garante.

Para o diretor da Classe A Imóveis, José Maria da Silva, o fato de a cidade receber milhares de estudantes da região para estudar na UAST aqueceu o mercado imobiliário de Serra Talhada. “Aumentou muito a procura por imóveis, mas a oferta ainda é insuficiente”, comenta. A imobiliária, com sede em Jaboatão dos Guararapes, instalou um escritório avançado no município para abocanhar uma fatia desse mercado. José Maria prevê que o setor imobiliário ficará ainda mais aquecido quando a Faculdade de Medicina da UPE estiver funcionando. O prédio está em construção e a instituição vai oferecer 40 vagas.

LOTEAMENTOS

A Classe A Imóveis já está se preparando para esse novo momento. “Estamos fazendo os últimos ajustes para o lançamento e venda de um loteamento no próximo ano”, antecipa José Maria. Atualmente, diversos loteamentos estão sendo comercializados no município e em breve muitas outras áreas serão disponibilizadas com essa finalidade, a maioria localizada às margens da BR-232, além de outros nos bairros do Ipsep, da AABB e da Caxixola, na zona sul da cidade. Segundo Mário Olímpio, o que está faltando, na maioria dos casos, é a regularização dos terrenos junto à Prefeitura e ao cartório de imóveis.

Lançado recentemente, o loteamento Universitário já teve quase 90% dos lotes comercializados. O sucesso do empreendimento está ligado à localização privilegiada (próximo à UAST/UFRPE, por trás do prédio da Celpe) e o preço diferenciado. Os lotes medem 12m x 22m. “Este empreendimento representa um marco na expansão da cidade e umdiferencial no planejamento de loteamentos de agora em diante”, conclui.

Saiba mais

Localização: Sertão do Pajeu. É o município mais importante da região. Tem o 4º maior polo médico de Pernambuco

IDH: 0,682, segundo o Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2000)

População: 70.912 habitantes (Censo 2000, IBGE)

Atividades econômicas: Agropecuária e comércio varejista

Instituições de ensino superior

Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada

Faculdade de Ciências Humanas

UFRPE/UAST

Universidade Anhanguera-Uniderp (Centro de Educação à Distância)

Faculdade de Integração do Sertão (FIS)

UPE - Campus em processo de instalação. Será oferecido o curso de Medicina.

Serviço

Mário Olímpio Negócios Imobiliários - Praça Sérgio Magalhães, 742 - Centro

Telefone: 87. 9992.6116

E-mail: mario@serratalhada.netEste endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
© Copyright  Mário Olímpio 2003-2014
INDEXBrasil - Serviços de Internet.
Todos os direitos reservados, permitida a cópia de
conteúdos, desde que divulgada a fonte.
e-mail:redacao@serratalhada.net