Por: exercito - jornal da Paraiba Pela manhã, três helicópteros foram até Serra Talhada, em Pernambuco
Militares fazem exercício prático e movimentam aeroporto de CG s de Serra Talhada
ROSNGELA ARAÚJO
Helicópteros das Forças Aéreas Brasileira e Venezuelana movimentaram ontem a pista do Aeroporto João Suassuna em Campina Grande. Foram as primeiras atividades da Operação Cruzex 2004, que este ano escolheu o Nordeste para realizar simulações de combates e resgates em missões de paz fictícias, ocorridas em países imaginários. O treinamento acontece anualmente com a integração de militares do Brasil, Venezuela, Argentina, França e África do Sul.
O objetivo, segundo o tenente da FAB, Marcos Afonso Quintela, é habilitar os militares dessas nações para atuarem em conjunto numa eventual necessidade, onde seja indispensável a coalizão entre elas para combater forças inimigas. A operação ainda tem como objetivo capacitar os centros de comando para emitir ordens de combates e resgates em situações de guerras. Ontem, nos primeiros treinamentos dos militares em Campina Grande, aconteceram duas simulações de resgates de soldados em solo inimigo.
Pela manhã, três helicópteros foram até Serra Talhada, em Pernambuco, resgatar homens que haviam sido deixados em uma área do município pernambucano, fingindo estarem sendo aprisionados por forças inimigas. Serra Talhada foi definida como território pertencendo ao País Vermelho, principal inimigo do País Azul, que no caso é representado por Campina, que estariam em conflito por causa de uma nação fictícia, que seria o País Amarelo.
Mais dois vôos foram realizados na parte da tarde. Cerca de 170 homens das Forças Aéreas do Brasil, da Venezuela e da Argentina, estes participando só como observadores, integram a operação em Campina Grande. Além deles, um efetivo de aproximadamente 60 homens do Exército, dos Batalhões de Campina Grande, João Pessoa e Natal, integram o treinamento. Até o dia 19 os militares farão inúmeras simulações de combate e resgate, integrando Campina e as outras cidades do Nordeste.
|