Por: Tribo de Jah Quatro músicos cegos e um quinto músico com visão parcial se conheceram e começaram a desenvolver o gosto pela música
A história da banda Tribo de Jah iniciou-se na Escola de Cegos do Maranhão. Lá onde viviam em regime de internato, improvisando instrumentos e descobrindo timbres e acordes. Posteriormente passaram a realizar shows nos bailes populares da capital (São Luiz) e outras cidades do interior do estado fazendo covers de seresta, reggae e lambada. Foi neste momento que surgiu o radialista Fauzi Beydoun, nascido em São Paulo, filho de italianos com libaneses, que já havia morado três anos na Costa do Marfim (África), grande aficionado pela cultura reggae a qual era efervescente em São Luis nos anos 80, e que se tornou um fenômeno quase inexplicável nas terras brasileiras do Maranhão, invadindo inicialmente os guetos para depois tomar toda cidade, o interior do estado e até os estados vizinhos. O reggae viria marcar profundamente a já tão forte e original cultura maranhense, contestado por uma minoria de intelectuais conservadores e abraçado pela grande massa, que por meio desse estilo musical daria o título de "JAMAICA BRASILEIRA" à capital do Maranhão. Centenas de clubes de reggae com suas "radiolas" (potentes equipamentos de som que se encarregavam de divulgar o ritmo quando ainda não era tocado nas rádios) e depois diversos programas de rádios que finalmente viriam aderir o mesmo em busca de audiência justificariam largamente o título conquistado. Foi neste cenário que a Tribo de Jah deu a partida para difundir o seu reggae roots até os ossos, com suas mensagens de amor e paz, políticas sociais e divinas. Após sucesso conquistado no Brasil com shows que partiram de Belém a Porto Alegre, passando pelo Canecão e Metropolitam no Rio e no Palace e Olímpia em São Paulo eles partem para uma série de turnês pelo exterior participando de festivais como: Festival “Bob Marley Day” em Los Angeles e San Diego, no Festival Paris-Bercy na França e o Rototon Sunsplash na Itália, e também fez duas apresentações realmente aclamadas no Festival de Jazz de Montreux, na Suíça e no principal palco do reggae mundial - REGGAE SUNSPLASH FESTIVAL JAMAICA 95, além de passar por cidades como Nova Iorque, Tókio e Buenos Aires. A Tribo de Jah passou também por países inusitados onde o grupo jamais imaginou chegar, como Cabo Verde na África e Guiana Francesa. Recentemente a Tribo apresentou dois shows em Londres com os ingressos esgotados antecipadamente para as duas noites que marcaram o pré-lançamento de seu cd para o mercado internacional.
Tribo lança oficialmente seu cd em inglês
Prestes a completar 20 anos de estrada aproveitam a boa repercussão de seu trabalho no exterior e se preparam agora para inovar mais uma vez, lançando simultaneamente um CD em português, com o título de “The Babylon Inside” (a faixa titulo é em inglês), e um em inglês “Love To The World, Peace To The People”.
A Tribo produz música para o mundo. Prova disso é que o último cd intitulado “In Version” foi gravado na Suíça durante uma turnê de três meses da banda no exterior. Há alguns anos atrás o grupo gravou um cd na Califórnia com os músicos da banda de “Peter Tosh”. Esse cd para quem não lembra se chamou “Reggae'n Blues”. Somado a esse histórico internacional existe uma expectativa natural de investir cada vez mais no mercado externo, apesar da já sólida carreira conquistada no Brasil.
Esses dois CDs trazem em comum 3 canções que foram compostas originalmente em inglês, além da faixa “The Little You Do”, que no cd “The Babylon Inside” obteve uma versão para o português com o título de "O Pouco A Fazer".
São, no entanto, dois grandes álbuns com mais de 13 canções cada um refletindo um momento muito intenso e especial da banda que mostra indiscutivelmente a sua melhor forma. O dois CDs estão à venda nas principais lojas do país e também no site oficial www.tribodejah.com.br .
Integrantes Tribo de Jah Fauzi Beydoun Guitarra base, Vocalista e Compositor Francisco Guilherme dos Santos Tecladista José Orlando Mendes da Silva vocalista e percussão Aquiles Rabelo Filho Baixista João Rodrigues Baterista Marlon Siqueira Guitarra- solo
Márcia Stival - Assessora de Imprensa Fones/Fax: 11 3205 4651/3532 1285/8122 5651/Nextel: 135*2807 imprensa@consultordeempresas.com.br / easysoluctions@hotmail.com
|