Por: FUNDAÇÃO CULTURAL CABRAS DE LAMPIÃO É o maior programa de inclusão social através da cultura criado por um governo. Nós, de Serra Talhada, a Terra de Lampião e Capital do Xaxado, estamos envolvidos nessa história de cidadania, de lutas e sonhos! Eis que surge o Ponto de Cultura Artes do Cangaço!!!
È do conhecimento geral que os PONTOS DE CULTURA é o maior programa de inclusão social através da cultura criado por um governo. Nós, de Serra Talhada, a Terra de Lampião e Capital do Xaxado, estamos envolvidos nessa história de cidadania, de lutas e sonhos! Eis que surge o Ponto de Cultura Artes do Cangaço!!!
O Ponto de Cultura Artes do Cangaço – da Fundação Cultural Cabras de Lampião – conveniado com o Ministério da Cultura – Programa Cultura Viva – já está sendo implantado em Serra Talhada (A data de lançamento do Projeto está marcada para o dia foi em 1º de março). No momento estão sendo arregimentados adolescentes dos bairros Cohab, Mutirão, Cagepe e Fazenda São Miguel, onde funcionarão Núcleos do Ponto de Cultural para receberem oficinas e incorporarem a cena cultural de Serra Talhada. Uma equipe de professores de danças populares irá ministrar oficinas de XAXADO e CÔCO, além de artesanato em pedras. Está sendo também montado uma sala multimídia para gravação de CDs, câmara de filmar, ilha de edição de imagens e som, computadores para inclusão digital de adolescentes.
Visando resgatar e dar mais vida a nossa cultura, as apostilas para ensino, que serão utilizadas em salas de aulas, serão Literatura de Cordel, começando com a de autoria de Gilvan Santos “Lampião – Sua vida e sua morte”. É uma forma de homenagear o artista regional e a própria literatura cordelesca. A revista “Serra Talhada – Guia cultural dos Cabras de Lampião” estará nas mãos dos alunos para ajudar no aprofundamento dos conhecimentos sobre a cultura, o turismo, a história, o esporte e o comércio de Serra Talhada.
O Ponto de Cultura Artes do Cangaço promoverá exibição de filmes documentários, formação de guias mirins, entre outras atividades que farão parte da busca por cidadania, como:
1 - Realizar oficinas de danças; 2 - Estudar e pesquisar o cangaço, a partir da figura de Lampião; 3 - Capacitar jovens da comunidade para melhora seu nível de empregabilidade; 4 - Realizar Mostras de Danças Itinerantes; 5 – Contribuir com a formação de novas platéias; 6 – Contribuir com a formação de Grupos de Danças Populares; 7 – Contribuir com a formação de cidadãos críticos e conscientes de seus direitos e deveres; 8 - Valorizar o artista popular; 9 - Produzir espetáculos de danças com o resultado das oficinas; 10 - Proporcionar noções de história regional.
CALENDÁRIO DE OFICINAS:
Núcleo do Mutirão/Cagepe – Na Creche - segunda, terça e quarta-feira. Das 15 às 17 horas: Xaxado e Coco.
Núcleo da Cohab - no Salão da Igreja Episcopal (Vila Militar) - quinta e sexta-feira. Das 8 às 10 horas: Artesanato em pedras; Das 10 às 12 horas: Xaxado e Côco; Das 14 às 16 horas: Artesanato em pedras; Das 16 às 18 horas: Xaxado e côco.
Núcleo da Fazenda São Miguel - No Clube da Fazenda - sexta-feira e sábado. Manhã e tarde.
Núcleo principal – Rua Dr. Ademar Xavier, 770 – Bairro Conceição - diariamente
Horário comercial: Acesso à internet, dentro do Programa de Inclusão Digital.
Conheça mais sobre OS CABRAS DE LAMPIÃO, visitando o site: www.cabrasdelampiao.com.br
Muito agradecemos sua atenção.
FUNDAÇÃO CULTURAL CABRAS DE LAMPIÃO
Serra Talhada – PE
|