Por: Fonte – ONG PAJEU VIVO A bacia do Pajeu e a maior bacia do Estado de Pernambuco, com área de 16.838,74 km2 que corresponde a 17,02% de área do estado.
DADOS SOBRE O RIO PAJEU Bacia hidrográfica do Rio Pajeu representa 17,02% do Estado de Pernambuco E o maior afluente no Sub-medio Rio Francisco.
REDE HIDROGRAFICA
O Rio Pajeu nasce na Serra do Balanço, município de Brejinho, entre os Estados de Pernambuco e Paraíba. Percorre uma distancia de 347 km ate desaguar no lago formado pela Barragem de Itaparica no Rio São Francisco.
Margeia as cidade de; Itapetim, Tuparetama, Ingazeira, Afogados da Ingazeira, Carnaiba, Flores, Calumbi, Serra Talhada e Floresta.
PRINCIPAIS AFLUENTES
1 – MARGEM DIREITA
- Riacho Cachoeirinha; - Riacho Tigre; - Riacho Conceição; - Riacho Pajeu-Mirim; - Riacho São João; - Riacho Boa Vista; - Riacho Abóbora; - Riacho Cachoeira; - Riacho Lagoinha; - Riacho São Cristóvão (maior tributário da margem direita, nasce na Serra da Balança, limite com o Ceara e drena a cidade de São Jose do Belmonte); - Riacho Pedra Branca; - Riacho Queimada Redonda; - Riacho Capim Grosso.
2 – MARGEM ESQUERDA
- Riacho do Cedro; - Riacho Quixaba; - Riacho Taperim; - Riacho São Domingos; - Riacho Poço Negro; - Riacho do Navio (maior afluente da bacia do Pajeu, nasce entre os municípios de Betania e Custodia. Seu percurso ate o Rio Pajeu e de 132,24 km e ao longo do seu curso drena a cidade de Betania). - TOTAL – 16 TRIBUTARIOS.
A bacia do Pajeu e a maior bacia do Estado de Pernambuco, com área de 16.838,74 km2 que corresponde a 17,02% de área do estado. A área de drenagem da bacia envolve 28 municípios dos quais 22 estão com suas sedes inseridas na bacia. A população esta estimada em 385.000 mil habitantes (zona urbana e rural). Representamos diversos interesses presentes e futuros, somos muitos e diversificados, somos pobres e ricos, mais precisamos ter uma coisa em comum, a causa que estamos abraçando que e a mobilização com a finalidade de salvar a nossa maior riqueza, o RIO PAJEU. Unifiquemos essa mobilização, e que ela seja um produto comum a todos; que sejam rios VIVOS, bacias hidrográficas VIVAS e abundantes, compatibilizando desenvolvimento e meio ambiente.
Fonte – ONG PAJEU VIVO
|