Por: Biodisel BR Produção de biodiesel no semi-árido brasileiro
Perspectiva histórica da cadeia da mamona e a introdução da produção de biodiesel no semi-árido brasileiro sob o enfoque da teoria dos custos de transação 1. Introdução
A crescente preocupação mundial com o meio ambiente e com as desigualdades sociais, associada aos esforços sociais, acadêmicos e governamentais vem viabilizando uma série de alternativas para o desenvolvimento sustentável. A proposta de desenvolvimento sustentável prioriza a vida e a manutenção da sustentabilidade, quando associa o ambiental, o social e o econômico.
Indice do trabalho (acessível para assinantes) Biodiesel no Semi-Árido O problema e sua importância Objetivos Histórico biodiesel Conceitos e características Motivações para produção Biodiesel no mundo Biodiesel no Brasil »» Modelos de produção »» Questão tributária »» Fontes de Recursos Cadeia da Mamona »» Mercado Externo »» Mercado Interno Mamona X outras oleaginosas Método Referencial Teórico Ambientes e estruturas Resultados Indústrias Coelho S/A Caso Brasil Ecodiesel Conclusão Autor do estudo Bibliografia Na região nordeste do Brasil, a produção de biodiesel de mamona surgiu a pouco tempo como uma promissora alternativa para os pequenos produtores da região. A produção de mamona pela agricultura familiar para o abastecimento de plantas industriais de biodiesel tem sido uma das principais metas do governo.
Biodiesel é a denominação genérica dada a combustíveis e aditivos de fontes renováveis. Comparado ao óleo diesel derivado de petróleo, o biodiesel pode reduzir em 78% as emissões de gás carbônico, considerandose a reabsorção pelas plantas. Além disso, reduz em 90% as emissões de fumaça e praticamente elimina as emissões de óxido de enxofre. É importante frisar que o biodiesel pode ser usado em qualquer motor de ciclo diesel, com pouca ou nenhuma necessidade de adaptação.
|