Por: LBV Se todo trabalhador brasileiro tivesse cinco anos de estudo, a pobreza diminuiria 6% e, se fossem oito anos, reduziria 13%.
Em defesa da escolarização
LBV inicia campanha que entregará milhares de kits de material escolar.
Sabe-se que a educação é essencial para a construção de uma sociedade justa, humana e auto-sustentável e, portanto, para o progresso de um país. Diversas pesquisas já comprovaram sua importância. De acordo com divulgação do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), se todo trabalhador brasileiro tivesse cinco anos de estudo, a pobreza diminuiria 6% e, se fossem oito anos, reduziria 13%. Esses dados demonstram que a falta de instrução influi nas desigualdades sociais. Outra análise mostra que o aumento da escolaridade feminina faz cair a mortalidade infantil.
A fim de que nada seja empecilho para que meninos e meninas de 6 a 12 anos em situação de vulnerabilidade concluam o Ensino Básico, a Legião da Boa Vontade deu início à sua tradicional campanha Criança Nota 10 — Sem Educação não há Futuro!, que entregará mais de dez mil kits de material escolar a alunos das escolas de Educação Básica da Instituição e a participantes do programa LBV — Criança: Futuro no Presente!, desenvolvido nos Centros Comunitários e Educacionais da Legião da Boa Vontade, localizados em dezenas de cidades do Brasil.
Com o objetivo de contribuir para a redução dos índices de reprovação e de abandono escolar e para a melhoria da qualidade de vida e da auto-estima de crianças e adolescentes, a campanha beneficia economicamente os pais que não dispõem de recursos para a compra dos artigos escolares. Os kits a serem entregues são compostos de vários itens, entre eles mochila, estojo, lápis preto nº 2, caixa de lápis de cor com 12 unidades, canetas esferográficas e hidrográficas coloridas, apontador com depósito, borrachas, pincéis, tesoura sem ponta, tubos de cola, caixa de tinta guache com 6 cores, cadernos de desenho e universitários, papel sulfite reciclado, régua de 30 cm, dicionário de língua portuguesa e jogo pedagógico.
Essa iniciativa é uma das muitas ações socioeducacionais empreendidas pela Legião da Boa Vontade em defesa do desenvolvimento integral do ser humano, tendo em vista que este é considerado em todos os seus aspectos: físico, mental, cognitivo, psicológico, social e espiritual. Para a realização e manutenção desse trabalho, a LBV tem contado, há quase 60 anos, com o apoio e a colaboração imprescindíveis da população.
Os interessados em obter outras informações sobre o que a LBV realiza e/ou em ajudar, seja por meio de doações, seja por meio do voluntariado, podem dirigir-se à unidade de atendimento da Instituição no Recife que está localizada na Rua dos Coelhos, 219 – Boa Vista, informações pelo tel. (81) 3413-8600 ou acessar o site www.lbv.org.br.
|