Por: David Whitehouse O Cinturão de Kuiper (CP)é uma região habitada por pequenos “mundos” de gelo e rochas.
Astrônomos descobrem 'mundo de gelo' além de Plutão David Whitehouse
O 2004 DW está no centro da imagem Astrônomos encontraram um grande "mundo" de gelo e rochas orbitando o Sol, mais distante que Plutão, o planeta mais distante do Sistema Solar. Observações iniciais sugerem que ele deve ter até 1.800 km de diâmetro, tornando-se o maior corpo, além de um planeta, a orbitar o Sol.
Batizado de 2004DW, ele foi descoberto no dia 17 de fevereiro por um telescópio na Califórnia, Estados Unidos.
Desde 1992, cerca de 800 corpos celestes foram encontrados orbitando o Sol, sendo que cinco deles teriam mais de mil km de diâmetro.
Mundos de gelo e rocha
O 2004DW foi detectado pelo mesmo time que descobriu o Quaoar, em 2002, o maior objeto espacial descoberto desde Plutão, em 1930, medindo 2.300 km de raio.
Com um tamanho estimado entre 840 e 1.800 km, ele pode ser maior que Quaoar, que deve ter entre 1.000 km e 1.400 km de raio.
2002 DW poderia ser maior até do que a lua de Plutão, Charon, que tem 1.300 km de raio. Ele tem uma órbita muito maior do que a de Plutão, sendo em média 2.4 bilhões de km maior.
Astrônomos acreditam que existam ainda muitos mais dos chamados Objetos do Cinturão de Kuiper a serem descobertos no Sistema Solar.
O Cinturão de Kuiper (CP)é uma região habitada por pequenos “mundos” de gelo e rochas. É parecida em muitos aspectos com o Cinturão de Asteróides, uma área de resíduos rochosos entre Marte e Júpiter.
Não é um planeta
O CP, no entanto, contém cem vezes mais material do que todos os asteróides juntos.
Os astrônomos ressaltam que o 2002 DW não é um planeta. Embora tenha um pouco mais do que metade do tamanho de Plutão, existem outros objetos de tamanhos parecidos que não se enquadram na definição utilizada para planeta.
Isso não significa que não possível encontrar outro planeta. Especialistas acreditam, que pode haver outro objeto de tamanho parecido com o de Plutão à espera de ser descoberto.
2002 DW pode ser o que se chama de “Plutino”, que são objetos com uma órbita ao redor do Sol relacionada com a de Plutão.
Revisando arquivos, os astrônomos descobriram que já haviam registrado o objeto em imagens tiradas em 2002. Eles partem agora para determinar a sua órbita.
Fonte:BBC
|