Por: Câmara de Vereadores de Serra Talhada BIOGRAFIA
ADAUTO VALDEMAR MOURATO,
BIOGRAFIA
Adauto Valdemar Mourato, foi exemplo de vida no distrito Luanda, homem empreendedor, diante das adversidades da seca, nunca desistiu de lutar pelo equilíbrio dos rurícolas e aumento de produtividade.
Exemplo para o homem do campo não só na incorporação de novas técnicas agrícolas, pois foi também exemplificado que ele deixou clara a necessidade de EDUCAÇÃO, pelo encaminhamento de seus filhos para maior instrução escolar para uma vida melhor. Ele buscou sempre com a devida ajuda dos políticos promover educação, saúde e lazer em Luanda. E, nessas áreas, ele significou acolhimento e oferta de trabalho, principalmente durante as maiores estiagens, quando a fome, a falta de assistência médica e de professores, faziam-no expor seu temperamento obstinado e corajoso.
Quando das necessidades urgentes, Adauto Mourato levava aos governantes a idéia do tamanho da carência e dos anseios do povo de Luanda. Sofria com os resultados da pobreza e reconhecia a grande necessidade de ter o homem a terra e a educação.
Nele, os anseios não dormiam no peito. Explicitavam-se com pertinência e disposição, fazendo-se medidas concretas, fórmulas simples, pragmáticas e adequadas aos problemas do sofrido homem do campo. Fórmulas adequadas as suas limitações.
O Sr. Adauto Valdemar Mourato concordava, plenamente com o Ex-Presidente José Sarney em que “a educação é o primeiro e mais rentável investimento público” e, que: “só com o domínio do saber, pode-se construir o progresso”.
Particularmente determinado, seu Adauto afirmava ser a educação a maior herança que um pai pode deixar para os filhos. Encaminhou seus filhos, e nisso, fez-se exemplo. Agora, vemo-nos diante de um Ginásio em Luanda que servirá para fixar por mais tempo os nossos jovens no campo e promover desenvolvimento.
Estampar o nome do saudoso ADAUTO VALDEMAR MOURATO numa instituição de ensino é progresso.
É uma justa homenagem para quem fez sua parte em medidas concretas de apoio à educação.
|