Por: Mário Olímpio S. José, marido de Maria, era carpinteiro Nazaré A escolha desta data deve-se ao facto de ser o Dia de S. José, pai de Jesus; fazendo-se assim uma homenagem a todos os pais. S. José, marido de Maria, era carpinteiro Nazaré, na Galileia. Ao que parece, era um bom homem e aceitou ser o pai de Jesus. Era o filho mais velho de Jacob e de Raquel e a sua história vem contada na Bíblia. O culto a S. José começou no século IX. Não se sabe ao certo a data do seu nascimento ou da sua morte, mas o papa Gregório XV, em 1621, referiu a data de 19 de Março como o da sua morte. E assim ficou a ser o seu dia. O nome José vem do hebreu (Youssef) e significa “que Deus acrescente”.
Ser Pai é muito importante mas, é uma responsabilidade muito grande. O pai junto com a mãe, deve proteger, educar e cuidar dos filhos. O nosso pai acompanha-nos nos momentos alegres e difíceis na nossa vida, ri e chora connosco, ensina-nos a ser boas pessoas e tenta guiar-nos para sermos bons adultos e contribuir para termos um mundo melhor.
Além dos postais que fizemos para os nossos pais, decidimos homenagear pessoas da nossa comunidade, que no fundo são como “pais” num sentido mais amplo... assim para o nosso Pároco escrevemos “Ser Padre é também ser Pai... o Padre deve ser bom e dócil para a comunidade, de tal modo que esta o reconheça e procure como aquele que está sempre disponível para se entregar a causas justas na luta pelo bem, pela justiça, pela paz e pelo amor... O Padre é pai que vive os mistérios de Deus intensamente, em comunhão com a Igreja, ou seja, numa família mais alargada a que chamamos comunidade e formada por todos aqueles que lutam por uma vivência cristã mais perfeita...”;
|