PÁGINA INICIAL
  Bate-Papo
  Jogos Online
  NOTÍCIAS DE CAPA
  O MUNDO
  BRASIL
  POLÍTICA
  CRESCIMENTO PESSOAL
  MEIO AMBIENTE
  BONS NEGÓCIOS
  CIDADE
  NOSSA GENTE
  CULTURA
  FOTOS DE SERRA TALHADA
  ESTUDANTES NA REDE
  CÂMARA DOS DEPUTADOS
  TRADUTOR DE LÍNGUAS
  LISTA TELEFÔNICA
  FALE CONOSCO
  LOGIN
  WEBMAIL
          SITES ÚTEIS
Genealogia Pernambucana
Site Política para Políticos
Site Gramsci
Jornal do Comércio
Concursos Públicos
Site Jurídico.com
Site Jornal Digital
Site Correio da Cidadania
Site Carta Capital
Site Caros Amigos
Site Futbrasil.com
História de Serra Talhada
Site da IstoÉ
Site Veja Online
Site O Dia
Estatística do site
Casa da Cultura Serra Talhada
Busca de CEP
Trabalhos Escolares
Cultura FM 92.9
Líder FM 93.5
Nova Gospel FM 105.9
Serra FM 87,9
VilaBela FM 94.3
A Voz do Sertão FM
INOCÊNCIO OLIVEIRA - LIDERANÇA EM PROJEÇÃO

Por: MÁRIO OLÍMPIO / JOSÉ RIBEIRO
O Deputado Inocêncio Oliveira define-se como adepto do social-liberalismo, baseado nos valores da democracia e do desenvolvimento com justiça social e cidadania.


INOCÊNCIO OLIVEIRA – Liderança em projeção

Médico por formação, político por vocação e Pernambuco sertanejo de oração, Inocêncio Gomes de Oliveira nasceu em Serra Talhada, sertão de Pernambuco, no ano de 1937, numa modesta família de classe media, filho de Vicente Inácio de Oliveira e Maria do Socorro Andrada.
Eleito 1° Secretario da Câmara do Deputados no dia 14 de fevereiro de 2005, exerce atualmente o oitavo mandato consecutivo de Deputado Federal, tendo sido eleito em 2002 com 196.474 votos e sendo majoritário nas nove microrregiões de Pernambuco. Anteriormente, ocupava a 1° Vice-Presidência da Casa, cargo que exerceu nos primeiros dois anos legislatura.
Com 30 anos de vida pública, em 1975 ingressou na atividade partidária e conquistou o seu primeiro mandato de deputado federal. Desde então percorre uma trajetória ascendente nos cenários políticos nacional e estadual, exercendo atualmente o oitavo mandato consecutivo e o cargo de 1° Secretario da Câmara dos Deputados, depois de ter sido 1° Vice-Presidente até o dia 14 de fevereiro deste ano.
Eleito para o cargo de presidente da Câmara dos Deputados no biênio 1993-1994, o pernambucano Inocêncio Oliveira assumiu durante 12 vezes, interinamente, a Presidência da Republica, em substituição ao então presidente Itamar Franco, já exerceu anteriormente os cargos de 1° Vice-Presidente, 2° Vice-Presidente e 1° Secretario da Câmara dos Deputados. Hoje permanece na mesa da câmara como 1° Secretario daquela casa.



TRAJETORIA ASCENDENTE

Começou a trabalhar ainda na adolescência em sua cidade natal, onde concluiu o curso ginasial. Transferiu-se para a Capital para fazer o curso superior, sendo graduado e laureado pela tradicional Faculdade de Medicina do Recife na turma de 1963. Depois de estagiar em hospitais do Recife, regressou a Serra Talhada, onde construiu o primeiro Hospital Psiquiátrico da Região, que veio a ser tornar referencia em atendimento medico no Interior.
Durante oito anos a partir de 1995 e por convocação dos seus pares, foi eleito por aclamação para exercer a Liderança do Partido da Frente Liberal como sendo a maior bancada do Congresso Nacional, com 96 participantes.
Mercê do seu desempenho político-partidário, vem sendo eleito há 12 anos pelo DIAP – Departamento Intersindical de Assuntos Parlamentares como um dos mais influentes parlamentares e entre as principais cabeças pensante e operantes do Congresso Nacional.
Na escolha de 2004, pelo mesmo DIAP, aparece em primeiro lugar entre os parlamentares pernambucanos.
Campeão em assiduidade, o Deputado Inocêncio também registra um dos melhores desempenhos na apresentação de projetos de lei e pronunciamentos no plenário do Congresso Nacional, segundo levantamento realizado pelo Setor de Taquigrafia da Câmara dos Deputados. Sua experiência, conhecimento do Regimento Interno e bom transito entre as lideranças de todos os partidos têm sido fundamentais na aprovação de materiais de relevantes interesse publico no Congresso Nacional.
Na condição de 1° vice-presidente durante dois anos e até 14 de fevereiro de 2005, dezenas de vezes substituiu o presidente João Paulo Cunha (PT) para dirigir os trabalhos da Casa e conduzir a pauta de votação das sessões legislativas. O que ocorre hoje como 1° Secretario da Câmara, prestando honrosamente as atribuições do cargo, junto ao atual presidente deputado Severino Cavalcanti.
O Deputado Inocêncio Oliveira define-se como adepto do social-liberalismo, baseado nos valores da democracia e do desenvolvimento com justiça social e cidadania.
É autor do projeto de lei que “Estabelece critérios para a edição de lista referencial de honorários médicos, no âmbito nacional”, considerado uma iniciativa relevante para solucionar impasses entre seguradoras de saúde, profissionais da medicina e os usuários dos serviços médicos.
Espírito empreendedor, também se afirma com realizações na medicina empresarial e na moderna agropecuária. Também atua no setor de comunicações como sócio da TV Asa Branca, de Caruaru.
Reconhecido entre as principais lideranças do Congresso Nacional, o deputado Inocêncio Oliveira, 1° Secretario da Câmara dos Deputados, é candidato em potencial ao Governo do Estado nas próximas eleições.
As eleições municipais de 2004 consagraram mais uma vez a liderança do parlamentar no cenário estadual, pois cerca de 40 prefeitos eleitos são considerados integrantes ou aliados do chamado grupo inocenciano. Foi o parlamentar federal mais votado em nove das onze microrregiões do Estado, inclusive na Zona da Mata.








O LADO PESSOAL

Considerado um dos elegantes do Congresso Nacional pela revista Veja, o deputado Inocêncio Oliveira pratica caminhadas para manter a forma. Torcedor apaixonado do Clube Náutico Capibaribe, tem cadeira no Estádio dos Aflitos para assistir aos clássicos do seu time.
Assíduo às sessões do Congresso Nacional, também mantém assiduidade nos contatos às bases municipais, durante visitas quase que semanais ao Interior do Estado. Nessas ocasiões, participa de inauguração de obras, visita comunidades e participa de reuniões com lideranças.
Nas maratonas políticas e eleitorais pelo Interior do Estado, costuma degustar os pratos regionais. Fiel às origens, prefere a culinária sertaneja, mas também degusta as iguarias nacionais e internacionais.
Nessas viagens ao Interior, Inocêncio Oliveira deleita-se em ouvir historias do folclore nordestino e casos pitorescos acontecidos nas comunidades. Aproveita para visitar as feiras e tirar “um dedo de prosa” com seus conterrâneos. É casado com dona Ana Elisa Oliveira, tem três filhas e dois netos.
© Copyright  Mário Olímpio 2003-2023
INDEXBrasil - Comunicação e Marketing.
Todos os direitos reservados, permitida a cópia de
conteúdos, desde que divulgada a fonte.
e-mail:redacao@serratalhada.net